Nervo Asiático

from by Homobono

/
  • Streaming + Download

    Includes high-quality download in MP3, FLAC and more. Paying supporters also get unlimited streaming via the free Bandcamp app.

      name your price

     

about

Passei minha juventude quase toda lendo e descobrindo coisas numa revista semanal de grande circulação nacional da qual meu pai era assinante. Foram anos de consumo inocente. Uma das coisas que me marcaram foram as coisas que eu li sobre a China, na época dos Tigres Asiáticos. Falavam sobre a grandiosidade de uma nação às custas da abnegação cega dos trabalhadores, como se isso fosse uma coisa boa. Levei muito tempo para concluir que não, não era. E aí, comecei a ver como fui manipulado em dezenas de ideias e elaborações sobre o mundo. Daí a revolta e ironia ao bradar repetidamente: “todos me querem china/ninguém me quer bahia”, fazendo a abnegação contrastar com uma vibe mais tranquila de trabalho, mesmo que seja um fato folclórico. Pra mim, é suficiente pra habitar nas minhas fantasias o direito de ser preguiçoso. Tomas Patagonia Dub, um menino chileno que conheci na entourage de Marcelo Yuka, trabalhando como técnico de som, e sua esposa Narinha, emprestaram suas vozes (enviadas por email) cantando em “chileno” legítimo os versos:
“soy un eurasiano
mais un boliviano
soy um pigmeu
soteropolitano”
Isso para quem adora Los Pericos, Todos Tus Muertos, Los Fabulosos Cadillacs e Mano Negra , é uma honra quase transcendental.
Tenho que falar que Jomar Schrank arrebentou fazendo uma guitarra com slide e elbow que capta totalmente a fúria e a indignação contra esse mundo que nos é apresentado como o único possível.

lyrics

Todos me querem China
Ninguém me quer Bahia

Soy un eurasiano
Mais un boliviano
Soy un pigmeu
Soteropolitano

Todos me querem China
Ninguém me quer Bahia

São Sebastião chinês dos subterrâneos
Rogai por nós trabalhadores
Do Recôncavo Baiano
São Sebastião rogai por nós,
TRABALHADORES

credits

from 21 de março de 1973, released March 12, 2017
Nervo Asiático (Marco Homobono)
Homobono – voz, geetars, violão, beats e programações
Jomar Schrank – voz, elbow, slide
Nara Agacino e Tomas Patagonia Dub – español

tags

license

all rights reserved

about

Homobono RJ, Brazil

contact / help

Contact Homobono

Streaming and
Download help